top of page

Saúde Mental e Espiritualidade: Como a espiritualidade pode ajudar no cuidado com a saúde mental

Atualizado: 20 de mar.

Você sabia que a espiritualidade pode contribuir com a saúde mental? Pode parecer estranho, mas, não é.


A maneira como meus clientes lidam com a espiritualidade pode transparecer como desenvolvem seus propósitos de vida, a busca por um sentido na vida e a conexão com o universo.


Como Psicanalista Clínica e Terapeuta percebo o quanto a religião e a espiritualidade são recursos que podemos utilizar no processo terapêutico para contribuir para um melhor gerenciamento das tensões e desafios da vida.


A religião, a religiosidade e a espiritualidade são termos muitas vezes confundidos. A religião é um sistema de crenças pertencente a uma religião, a religiosidade é a prática em conformidade com essas crenças e, a espiritualidade é a maneira particular que cada um desenvolve a sua compreensão pelo que conhecemos como divindade, Deus ou tudo o que é divino.


Por isso, é perfeitamente possível que um indivíduo tenha religião apenas. Ou, tenha uma religião e práticas voltadas à espiritualidade. Ou, ainda, apenas a espiritualidade. Considerando que a espiritualidade pode conter também a religião, por ser um termo amplo.


É por meio da religião e espiritualidade que encontramos práticas muito benéficas para a saúde mental, como por exemplo, àquelas que ajudam a produzir qualidades como o amor, paciência, tolerância, compaixão, sentimento de fé e esperança.


Todas essas qualidades contribuem diretamente para uma boa saúde mental. Por exemplo, no começo de um tratamento em que é preciso ter paciência consigo mesmo, a autocompaixão para uma compreensão profunda sobre que o sente durante esse processo, a fé para manter os cuidados necessários até ficar bem e, a esperança de que a vida pode ser melhor.


Nos tempos modernos em que vivemos, a dimensão espiritual é cada vez mais necessária. Infelizmente, ainda hoje, é comum que os interesses e esforços sejam direcionados apenas para outras áreas da vida, como a área dos relacionamentos e profissional.


A ausência de espiritualidade pode ter um impacto negativo no conhecimento da própria vida e dificuldade para compreender as próprias emoções pela ausência do contato profundo consigo mesmo.


Nunca é tarde demais para considerar a espiritualidade como uma área também importante. Tenha você ou não uma religião, as práticas de meditação, relaxamento e reflexões filosóficas podem ser um bom começo para a espiritualidade.


As sessões de terapia psicanálise podem contribuir para o desenvolvimento do autoconhecimento e da boa inteligência intrapessoal. Ao mesmo tempo, você tem um espaço seguro e acolhedor para falar sobre todas as questões importantes para você, incluindo, a espiritualidade e a religião.


Espero que este artigo tenha colaborado para você refletir sobre como utilizar a espiritualidade como ferramenta para os cuidados com a sua saúde mental de forma particular. Um forte abraço, até o próximo artigo.


Cinthia Marco, Terapeuta

Você está a um clique para ficar bem em menos tempo do que imagina!




 
 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page