Autocompaixão: O poder de ser gentil consigo mesmo
- Cinthia Marco, Terapeuta
- 6 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de mar.
Ser gentil com os outros parece sempre mais fácil do que ser gentil consigo mesmo. Mas, você sabia que a autocompaixão é um grande passo para o seu autocuidado emocional?
Em algum momento da vida todos nós cometemos enganos. Por vezes eles aparecem na escolha inconsciente por relacionamentos pouco saudáveis, hábitos que prejudicam o nosso bem-estar ou em comportamentos que prejudicam o nosso sucesso e crescimento pessoal. Quando aprendemos a reconhecer que os enganos não definem quem somos estamos à um passo da autocompaixão.
Você já pensou em praticar a autocompaixão? Sim, a autocompaixão é uma prática que pode fazer parte do seu dia a dia. Lembra daqueles momentos em que você emprestou seu ombro para um amigo ou familiar? Que tal começar a oferecer a si mesmo esse acolhimento nos momentos difíceis?
Quando você pratica a autocompaixão diminuí a autocrítica e evita as ruminações. E, ainda, compreende que o processo de aprendizado faz parte da vida.
O autocuidado também engloba a autocompaixão. Incluir regularmente em sua rotina atividades que promovem a sua saúde mental e bem-estar é ser gentil consigo mesmo em busca de mais qualidade de vida, autoconhecimento, resiliência e superação de desafios.
Os hobbies e atividades relaxantes podem ajudar a mudar o foco das questões difíceis para soluções assertivas e criativas.
As vezes, é preciso repensar os limites em nossas relações e, aprender a dizer "não" para recarregar as nossas fontes de amor e compaixão. A autocompaixão envolve respeitar o próprio tempo para recarregar as energias.
Para aprender a cultivar pensamentos positivos a prática de afirmações positivas pode ser de grande ajuda. Sabe aqueles momentos em que surge um pensamento negativo? Substituí-lo por uma afirmação positiva baseada em suas qualidades pessoais e realizações pode contribuir para trazer aquela energia positiva novamente.
Perdoar a si mesmo também faz parte do processo da autocompaixão. Evite remoer o que passou e procure voltar a sua atenção para perceber que sempre temos a oportunidade para sermos melhores do que ontem.
Seja paciente consigo mesmo e reconheça as suas pequenas vitórias ao longo do caminho. Estou certa de que muito desafios você enfrentou com muita determinação.
Se você encontrar dificuldades para praticar a autocompaixão, convido você a conhecer a Terapia Psicanálise.
A psicanálise é uma psicoterapia psicodinâmica que ajuda você no processo de autoconhecimento, autoaceitação e autocompaixão. É muito mais do que o tratamento de ansiedade, depressão, traumas emocionais e muito mais. É a superação dos desafios da vida.
Cinthia Marco, Terapeuta
Você está a um clique para ficar bem em menos tempo do que imagina!