Como a Mente Inconsciente Atua na Tomada de Decisões
- Cinthia Marco, Terapeuta
- 24 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de mar.
Você já parou para pensar a quantidade de decisões que precisa tomar todos os dias?
O Autoconhecimento é o elemento chave para as grandes transformações, partindo do ponto mais importante que é você no centro de todas as áreas da sua vida.perceber quais os critérios que você utiliza para a tomada de suas decisões.
A mente inconsciente exerce um papel muito importante em todas as escolhas que você pode fazer até a tomada de decisões.
No momento em que você pensa sobre preparar o jantar, fazer um investimento, começar um relacionamento, entre outras escolhas que precisa fazer em sua vida, a sua mente inconsciente começa a buscar motivos para a tomada dessas decisões.
Em busca dos motivos para se decidir, a sua mente inconsciente começa a procurar nas experiências emocionais que você já teve, os sentimentos, pensamentos e motivações semelhantes para que a tomada de decisão para a questão atual faça sentido.
O grande problema surge quando a mente inconsciente por estar sobrecarregada de pensamentos limitadores e experiências emocionais desagradáveis, começa a influenciar as decisões evitando qualquer desconforto.
A compreensão do que está por detrás desse desconforto e a superação dessas experiências emocionais poderia favorecer o amadurecimento psíquico e emocional, necessários para a tomada de decisões assertivas e, até mesmo para a saúde mental.
O repensar e o reelaborar dessas experiências, em um ambiente seguro e colaborativo como a psicoterapia, é refazer esse percurso sem as crises emocionais que podem surgir sem a ajuda de um terapeuta.
A Psicoterapia é um oportunidade para aprender com as experiências e utilizá-las como ferramentas para a saúde mental e emocional, contribuindo para o sucesso e as realizações porque faz repensar sobre as frustrações, medos, inseguranças e autoconhecimento.
As conversas terapêuticas com um terapeuta, transformam os conteúdos da mente inconsciente em discurso e fala, que passam a fazer parte da mente consciente.
Por ser a mente consciente responsável pelos conteúdos e comportamentos que facilmente conseguimos compreender, então, podemos tomar decisões que correspondem aos nossos reais interesses.
Começar a sua psicoterapia é sobre se autoconhecer, cuidar da saúde mental e emocional e, tomar decisões para viver realmente bem.
Agora que você sabe da interferência da mente inconsciente na tomada de decisões, está preparado para começar a sua psicoterapia?
Cinthia Marco, Terapeuta
Você está a um clique para ficar bem em menos tempo do que imagina!