top of page

Somatização: Quando o Corpo Sofre a Dor Emocional

Atualizado: 20 de mar.

Estou certa de que você já sabe que existe uma interrelação entre o corpo e a mente. 

Isso quer dizer que diante de um conflito emocional de difícil compreensão, é muito comum que o corpo também responda, em forma de tensões ou dores corporais.


Entretanto, algumas pessoas costumam apresentar dores corporais de forma predominante como resposta à dor psíquica conhecida também como somatização.


O corpo tem seus sinais de comunicação assim como as nossas emoções, que se comunicam por meio de nossos comportamentos.


É por meio da imagem corporal, por exemplo, que podemos perceber como nos sentimos em nosso próprio corpo e, se essa imagem que temos de nós mesmos corresponde ao corpo real que temos.


Os nossos cuidados corporais como o tipo de vestimenta que escolhemos e se cuidamos de nossa saúde física, também é um indicativo da nossa relação interrelacionada entre o corpo e a mente.


Por vezes, os nossos órgãos dos sentidos ou da musculatura, podem expressar sintomas que buscam decodificação do seu significado psíquico.

 

O corpo pode funcionar como uma caixa de ressonância de um determinado conflito psíquico e, sofre ainda, influência de fatores sociais, familiares, culturais entre tantos outros.

É muito comum que pessoas que costumam somatizar seus conflitos apresentem certas dificuldades para processar, elaborar e expressar suas emoções.


Nesse sentido, é necessário um recondicionamento que permita dessensibilizar o corpo para que as vivências emocionais que não foram simbolizadas e denominadas com palavras parem de se expressar corporalmente.


Por meio da psicanálise clínica, que é um processo terapêutico mais intenso, as pessoas que costumam somatizar, podem recondicionar suas vivencias emocionais do passado enquanto falam de seus acontecimentos e experiências afetivas.


Agora que você já sabe o quanto a somatização interfere na sua saúde emocional e mental, está preparado para não deixar que seus sentimos falem através do corpo?


Cinthia Marco, Terapeuta

Você está a um clique para ficar bem em menos tempo do que imagina!


 
 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page