O Que é Psicanálise?
- Cinthia Marco, Terapeuta
- 14 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de mar.
A psicanálise é um tipo de psicoterapia que tem como objetivo criar uma ponte entre a mente inconsciente e a mente consciente.
Essa psicoterapia foi criada por Sigmund Freud e, continuou a ser desenvolvida por outros psicanalistas como: Melanie Klein e Wilfred Bion.
Por meio de técnicas seguras, como a associação livre e a análise dos sonhos, você entrará em contato com as memórias, sonhos e desejos escondidos na mente inconsciente e, que são a fonte de certos problemas emocionais e saúde mental.
A Interpretação dos sonhos é importante para obter insights sobre o funcionamento da mente inconsciente. Já a associação livre, é um exercício para encorajar você a compartilhar livremente os seus pensamentos e, fazer surgir conexões e memórias inesperadas.
É uma psicoterapia mais intensa, porque tanto a mente inconsciente como a mente consciente são exploradas com o intuito de resolver seus conflitos no momento atual.
As sessões de psicanálise podem ser realizadas enquanto você está relaxando no divã expondo seus pensamentos ou na poltrona, a forma tradicional de psicoterapia.
Os atendimentos também podem ser realizados online, sem perder o rigor do método terapêutico e, ainda, é possível incluir outros recursos terapêuticos como a pintura e a música nas sessões.
Nas sessões de psicanálise, você terá um ambiente seguro e confiável para falar sobre você e suas experiências.
Essa abordagem tem muitos benefícios para a saúde mental e emocional, incluindo:
Concentra-se nas emoções
Explora a evitação
Identifica temas recorrentes
Explora as experiências passadas
Explora as relações interpessoais
Depois que você passa a compreender melhor seus padrões emocionais e suas raízes, aprende a gerenciar os problemas e a fazer uso de técnicas de enfrentamento que o ajudarão agora e no futuro.
Ao procurar pelas sessões de psicanálise, prepare-se para fugir dos clichês dos atendimentos comuns em psicoterapia, porque a psicanálise é muito individual. Mesmo nos casos de tratamentos para condições em saúde mental, você é mais importante do que qualquer sintoma.
Aproveite a psicanálise como abordagem terapêutica que respeita sua subjetividade e singularidade, ao mesmo tempo em que promove a autorreflexão, a percepção e o amadurecimento afetivo.
Cinthia Marco, Terapeuta
Você está a um clique para ficar bem em menos tempo do que imagina!