Fique Atento à Depressão: Depressão é assunto sério
- Cinthia Marco, Terapeuta
- 16 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de mar.
Em algum momento da vida, é perfeitamente normal sentir-se deprimido. As dificuldades nos relacionamentos interpessoais, as altas exigências profissionais e os conflitos familiares que surgem podem sem um condutor para o estresse, a ansiedade e até mesmo a depressão.
Contudo, os estados deprimidos momentâneos não devem ser confundidos com a depressão clínica, porque esses estados deprimidos não costumam durar mais do que poucos dias.
A presença da depressão como constante na vida de um indivíduo tem um impacto negativo no funcionamento social, profissional e interpessoal comprometendo a qualidade de vida. Isso porque, a depressão clínica é uma condição em saúde mental bastante complexa.
Podemos compreender melhor a depressão como um desânimo profundamente doloroso, cessação do interesse pelo mundo exterior, perda da capacidade de amar, inibição de toda atividade e redução de autoestima a um grau que encontra expressão em auto-recriminações e auto-injúrias.
Não é incomum que as pessoas que sofrem por depressão apresentam dificuldades para estabelecer suas metas e realizar seus objetivos, porque a percepção sobre seus próprios conflitos e problemas diminui consideravelmente.
No processo de superação da depressão, é necessário repensar os afetos para voltar a expressar-se emocionalmente. Durante o processo terapêutico com a Terapia Psicanálise, os clientes são convidados a explorar seus padrões comportamentais, sentimentos e experiências que influenciam seu momento atual.
O foco no tratamento não é apenas a redução de sintomas, mas, o bem viver, considerando o mundo interno de cada cliente como uma perspectiva de autoconhecimento e autodesenvolvimento.
As intervenções terapêuticas auxiliam o cliente a alcançar um senso de autenticidade e singularidade, reforçando as capacidades que estão temporariamente inacessíveis por causa dos sintomas da depressão.
Com o surgimento de insights para a resolução dos próprios conflitos e problemas, pouco a pouco o cliente retoma a sua satisfação em viver e seguir em frente.
É uma pena que infelizmente, ainda hoje, algumas pessoas demoram para cuidar da saúde mental e emocional e, as vezes, procuram por ajuda quando já terminaram relacionamentos, perderam o emprego e abandonaram seus autocuidados.
Depressão é assunto sério. Quanto mais cedo você procurar por ajuda, logo se recupera. Não se deixe para depois.
Cinthia Marco, Terapeuta
Você está a um clique para ficar bem em menos tempo do que imagina!